quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bolo de Ananás





Na terça-feira pediram-me se poderia fazer dois bolos para um Evento de Angariação de Fundos, e aceitei. Como queriam bolos simples sem cremes decidi fazer um Bolo de Ananás e um Bolo de Chocolate. O aspecto de ambos ficou óptimo e calculo que o sabor também. Aqui deixo a receita do Bolo de Ananás.

Ingredientes:  1 lata de ananás em calda;  4 ovos; 180gr. de açúcar;150gr.de margarina; 250gr.de farinha; 1c.chá de fermento em pó.

Ingredientes para o caramelo: 100gr.de água; 250 gr. de açúcar

Preparação: comecei por colocar a água e o açúcar numa forma redonda sem buraco e levei ao lume até formar o caramelo. Quando o caramelo ficou pronto, distribui pela forma as rodelas do ananás.

De seguida bati as claras em castelo na Bimby (sim também tenho uma Bimby, mas não me considero bimbólica) 3min - vel 3.5 e reservei numa taça.

Coloquei as gemas, o açúcar e a margarina na Bimby 4min - temp.37º - vel.3. Juntei a farinha e o fermento 10seg - vel 3. Por fim adicionei as claras em castelo e envolvi durante 3min - vel 3.

Para finalizar deitei o preparado na forma sobre as rodelas do ananás caramelizado e cozeu durante cerca de 30min em forno médio (como o meu forno é a gásn nunca sei a que temp. cozo, é a olho, mas sai bem)

(Fotografia: Gabriela Martinho)

1 comentário:

  1. Ficou lindo o teu bolo, tenho a certeza que fez sucesso!

    Votos de Boas Festas aí para casa.

    ResponderEliminar