quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2012 Book Wishlist







Os livros de Decoração nunca são demais na minha prateleira, tal como os de Arte e Culinária. Ok, confesso tenho o bichinho dos livros... não gosto de ler no computador, gosto de ter os livros em papel. Já faz algum tempo que ando de olho nestes três livrinhos que coloquei na minha lista de 2012. São inspiradores, estão cheios daqueles pequenos detalhes que fazem a diferença em qualquer decoração. É pena não haver edições em português, mas também se houvesse acredito que custariam o dobro, por isso compramos muitos livros através da Amazon, compensa bastante.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

***** FELIZ NATAL ***** JOYEUX NÖEL ***** MERRY CRHISTMAS*****











Desejo a todos um BOM NATAL, enfeitado de Alegria e coroado de Paz. Desejo também que os sentimentos que nos invadem nesta quadra festiva se possam prolongar no Novo Ano.

***** FELIZ NATAL ***** JOYEUX NÖEL ***** MERRY CRHISTMAS*****


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bolo de Chocolate







Et Voilá a receita do Bolo de Chocolate que falei no post anterior. É muito simples.

Ingredientes: 1 chávena de cacau em pó; 0/5 chávena de Óleo Espiga; 1 chávena de açúcar; 1 chávena de água morna; 2 chávenas de Farinha Branca de Neve Super Fina; 1c.chá de fermento em pó; 4 ovos.

O truque deste bolo é preparar duas misturas, uma com os ingredientes liquidos e outra com os ingredientes sólidos.

Preparação: Numa taça juntar o cacau, o açúcar, a farinha e o fermento e misturar muito bem. Num outro recipiente (eu usei a Bimby, mas pode ser no copo da varinha mágica) colocar os ingredientes liquidos, i.e, os ovos inteiros, a água e o óleo e misturar muito bem.
Por fim verter o preparado liquido sobre o sólido e bater muito, muito bem.
Colocar na forma bem untada e polvilhada com farinha e levar ao forno médio durante cerca de 25/30min.

Quando o bolo terminou de cozer, desenformei  e deixei arrefecer. Enquanto, isso, preparei uma calda de chocolate, bastante simples. Levei a derreter em banho - maria duas barras de chocolate Pantaruel com uma pedacinho de margarina e 4 c.sopa de leite (apenas para ficar um pouco mais liquido). Quando pronto verti sobre o bolo.
Finalizei com Coco ralado para dar um ar mais Natalicio. :0)

Bon Appétit

(Fotografia: Gabriela Martinho)

Bolo de Ananás





Na terça-feira pediram-me se poderia fazer dois bolos para um Evento de Angariação de Fundos, e aceitei. Como queriam bolos simples sem cremes decidi fazer um Bolo de Ananás e um Bolo de Chocolate. O aspecto de ambos ficou óptimo e calculo que o sabor também. Aqui deixo a receita do Bolo de Ananás.

Ingredientes:  1 lata de ananás em calda;  4 ovos; 180gr. de açúcar;150gr.de margarina; 250gr.de farinha; 1c.chá de fermento em pó.

Ingredientes para o caramelo: 100gr.de água; 250 gr. de açúcar

Preparação: comecei por colocar a água e o açúcar numa forma redonda sem buraco e levei ao lume até formar o caramelo. Quando o caramelo ficou pronto, distribui pela forma as rodelas do ananás.

De seguida bati as claras em castelo na Bimby (sim também tenho uma Bimby, mas não me considero bimbólica) 3min - vel 3.5 e reservei numa taça.

Coloquei as gemas, o açúcar e a margarina na Bimby 4min - temp.37º - vel.3. Juntei a farinha e o fermento 10seg - vel 3. Por fim adicionei as claras em castelo e envolvi durante 3min - vel 3.

Para finalizar deitei o preparado na forma sobre as rodelas do ananás caramelizado e cozeu durante cerca de 30min em forno médio (como o meu forno é a gásn nunca sei a que temp. cozo, é a olho, mas sai bem)

(Fotografia: Gabriela Martinho)

sábado, 17 de dezembro de 2011

Raclette, jour de fête










Raclette, é um prato de origem francesa que gosto muito, mas sabe mesmo bem é nos dias frios. É uma  óptimo opção para uma refeição em familia. Ficamos sentados à mesa e vamos preparando, os tachinhos de queijo fundido com bacon, picles, fiambre, ovo... que depois se coloca sobre batata cozida... Delicioso.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Embrulhos de Natal









É altura de começar a pensar em embrulhar os presentes. Gosto de embrulhos personalizados, que tenham a ver com a pessoa a quem vou oferecer o presente. Escolhi estas ideias que primam pelos papeis simples de uma só cor (podemos reaproveitar) onde se vão destacar pequenos detalhes decorativos, laços, fitas e etiquetas também elas personalizadas.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Postal Floresta Musical




Uma sugestão para quem gosta, tal como eu, de fazer postais "hand made". Este modelo pode ser trabalhado e adaptado, substituindo o urso por outra figura, tal como um Pai Natal ou uma rena. Basta dar largas à imaginação .
O molde das figuras pode ser descarregado aqui.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bom Feriado!




Hoje feriado é dia para descansar um pouco, almoçar mais tarde, estar com os amigos... enfim sair da rotina semanal... Bom feriado!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Objectos Vintage/Contemporâneos








Cada vez mais os designers contemporâneos recuperam os objectos e padões vintage. Estes são exemplos muito bem conseguidos, integram qualquer decoração na perfeição. 

domingo, 4 de dezembro de 2011

Pinhas e Decoração de Natal















Ideias Decorativas Natalicias utilizando pinhas e outros elementos naturais.
Ecológicas e  nada dispendiosas, basta usar a imaginação.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O Almoço








Tal como tinhamos planeado o almoço de comemoração foi na quinta feira, feriado, deu para preparar tudo com calma e com a ajuda da minha irmã. A ementa foi a seguinte:

Camarões (à nossa moda)
Fritar os camarões em margarina e alho e ir reservando. Quando terminado, voltar a colocar novamente os camarões na frigideira, juntar ketchup e piri piri (como tinhamos champagne da noite anterior juntamos também no final e deixamos evaporar)Lasanha
Desta vez preparamos a lasanha com massa fresca e muito melhor do que com a tradicional.

Manjar Branco com Calda de Ameixas
Esta é sem dúvida uma das minhas sobremesas favoritas.... é simples de preparar:

1l de leite
1 lata de leite de coco
100 gr. de coco ralado
7 c.sopa de açucar
5 c.sopa de Farinha Maisena

Levar ao lume todos os ingredientes e mexer sempre até o preparado ficar bem consistente. Colocar numa forma húmida ( eu uso sempre uma forma de silicone, é mais prática na hora de desenformar).

Prara a Calda de Ameixas

Ameixas Secas
1 copo de água
Açucar q.b (ponho sempre a olho)

Levar ao lume todos os ingredientes até formar uma calda que será colocada fria sobre o Manjar Branco na hora de servir.

Foi uma óptima refeição em muito boa companhia.

(Fotografia: Gabriela Martinho)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Festa







Aqui fica o registo da Festa de Aniversário e do Bolo de Bolacha. A receita é muito simples e faz parte do famoso livro "A Mulher na Sala e na Cozinha".

Receita:
1pacote de bolocha Maria
Café forte
100 gr. de manteiga (eu uso sempre margarina)
150gr. de açucar
3 gemas
1 clara em castelo

Bater bem as gemas com o açucar e manteiga até obter um creme. Juntar no fim a clara batida em castelo e misturar bem.
Depois é só mergulhar as bolachas no café forte e ir laternando camadas de creme e bolachas.

O meu bolo decorei com raspas de chocolate e pérolas (para ficar à altura do festejo :o))

(Fotografia: Gabriela Martinho)