terça-feira, 31 de maio de 2011

Les Nymphéas

















Hoje decidi fazer a primeira publicação dedicada à Arte, e para isso escolhi uma das minhas Obras de Arte favoritas, pintada por um dos meus artistas favoritas e que pertence ao período da História da Arte que mais admiro, "Les Nymphéas" de Claude Monet. Na realidade, nenhuma fotografia consegue fazer o verdadeiro juízo a este conjunto de pinturas, já tive o privlegio de o ver ao vivo e é magnifico. Instalado no Museu de L'Orangerie em Paris "Les Nymphéas" foi pintado entre 1840 e 1926 e é composto por oito composições em vinte e dois quadros, repartidos por duas salas ovais, escolhidas pelo artista, para colocar a que eu intitulo da sua "master piece". Muitos artistas da sua época regeram-se pelos ideais do academismo com todos os seus cânones e ao intelectualismo social do Realismo, mas Claude Monet, assim como os seus colegas Impressionistas, negaram a pintura "racionalizada" e abraçaram a pintura do sentimento imediato, a sensação do momento. O próprio Claude Monet afirmava "eu quero pintar o que vejo, o que sinto...", ele captou instantes fugazes e fugidios, frágeis e em constante mutação. Nos últimos trinta anos da sua vida, bastou abrir a porta e pintar o jardim da sua casa em Giverny, para pintar num gesto simples e verdadeiro, alimentado pela vibração cromática e pelas pinceladas miúdas e nervosas que fixava na tela.


Fotografia: Gabriela Martinho


domingo, 29 de maio de 2011

Revista Cath Kidston

















Esta semana recebi o Catálogo da loja Cath Kidston. Fundada pela designer britânica Catherine Isabel Kidston, a marca é um sucesso no Reino Unido onde tem mais de trinta lojas. Está também representada na Irlanda, Japão e Coreia, pena que não exista uma loja em Portugal pois é tudo encantador. Contudo podemos fazer compras na loja on line do site, ainda não fiz nenhuma compra, mas vontade não me falta, se no site as coisas são como são, imagino ao vivo. Os productos primam pela originalidade dos padrões florais e pelo estilo vintage. A oferta é vasta, na loja podemos encontrar tecidos, acessórios femininos, malas, roupa, sapatos, cremes, e toda uma vasta gama de productos para a casa. 
Do catálogo destaco os acessórios para os pic-nic's de verão, cestos de fibra de milho natural forrados com tecido, termos, pratos, taças e guardanapos floridos ....

(Fotografia: Gabriela Martinho)

sábado, 28 de maio de 2011

Cheiro Verde - Ervas Aromáticas









As ervas aromáticas dão um sabor especial a certos pratos que preparamos. Numa recriação de um mercado do século XIX, tive a oportunidade de poder comprar coentros e oregãos para plantar. O sabor das ervas frescas supera o sabor das ervas secas em pacotinhos à venda nos supermercados. 
Duas semanas depois já se nota a diferença, estão a crescer.





(Fotografia: Gabriela Martinho)

sábado, 7 de maio de 2011

Pão Doce de Custard









Gosto muito de um bom pequeno almoço, e para mim o de sábado é sempre especial, posso estar sossegada sem pressa de sair para o trabalho. Nada melhor que uma fatia de pão doce barrada com manteiga e uma chávena de café.

(Fotografia: Gabriela Martinho)




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cheap Chic - Livro de Decoração






Este livro está na minha lista de "livros a comprar". Da autoria de Emily Chalmers, é cheio de ideias acessíveis e estimulantes para design de interiores e decoração, fornecendo todas as informações e inspiração para criar um lar acolhedor sem gastar muito.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Voluspa Candles - Aromas para a casa










Venho de conhecer a marca Voluspa e fiquei maravilhada. Foi através deste site, que é uma perdição para quem gosta de velas e cheirinhos espalhadas pela casa. As velas Voluspa são cuidadosamente desenvolvidas e confeccionadas com uma mistura especial de cera de coco, soja e damasco. A marca para além das velas tem também difusores, e ambientadores em spary. As embalagens são encantadores e muito requintadas, fiquei apoixonada pelas Ceramica Alta Maison Candle. Não sei se a marca está à venda em Portugal, mas podem facilmente ser adquiridas através da internet.